quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Dragão do Mar

Sentimos orgulho de possuir como nome de nosso capitulo o mais importante herói popular que lutou em favor da libertação dos escravos do Ceará, Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar.


Francisco José do Nascimento.

Nasceu em Canoa Quebrada, Aracati, Ceará, no dia 15 de abril de 1839.
Conhecido também como Chico da Matilde.
Filho do pescador Manoel do Nascimento e de Matilde Maria da Conceição.
Bem jovem perdeu o pai sendo criado por outra família, a partir dos 8 anos.
Só aos vinte anos é que aprendeu a ler.
Jangadeiro, considerado o maior herói popular em prol da libertação dos cativos no Ceará.

Era chefe dos catraieiros (condutor de botes) no precário porto de Fortaleza.
Em 1859 trabalhou nas obras do porto de Fortaleza e iniciou o trabalho de marinheiro num navio que fazia a linha Maranhão - Ceará.

centro cultural que leva seu nome.

Em 1874 foi nomeado prático da Capitania dos Portos, convivendo com o drama do tráfico de escravos e sendo mulato, se envolveu na luta pelo abolicionismo, e uma de suas atitudes foi o fechamento do Porto de Fortaleza ao tráfico de escravos para as outras províncias.
Tendo assumido o cargo em 1874, foi exonerado em 1881, por ter liderado o movimento praieiro contra o desembarque dos escravos em terras cearenses.

Em 1884 quando o Ceará libertou os seus escravos, Dragão do Mar foi ao Rio de Janeiro levando no barco negreiro Espírito Santo, a jangada com a qual havia participado da greve.Em 3 de março de 1889, por ordem do Imperador foi reconduzido ao cargo, o qual havia perdido com o envolvimento nas lutas abolicionistas.



Liberdade. A palavra de ordem dos idos de 1800, no Ceará, também nomeia a jangada que pertencia Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde. A jangada foi levada à capital do Império a bordo de um navio mercante, como símbolo da resistência popular abolicionista nas terras de Alencar. O líder dos jangadeiros cravou seu nome na história como o lendário Dragão do Mar, deflagrando a greve dos seus companheiros. Sua ousadia e coragem paralisaram o mercado escravista no porto de Fortaleza nos dias 27, 30 e 31 de janeiro de 1881. Chico, filho da Matilde tinha, então, 42 anos.

Faleceu em Fortaleza, CE, no dia 6 de março de 1914.

2 comentários:

Juracy Montenegro disse...

ótimo continuem visitando o Ceará veja as belezas e festas, da costa leste nos videos de Canoa Quebrda : http://www.youtube.com/juradecanoa e veja também as melhores fotografias no goofle earth : http://www.panoramio.com/user/481347 e acesse os websites de Canoa Quebrada http://www.canoabrasil.com e http://www.canoarte.net

Portal Canoa Quebrada disse...

Tenho algumas outras informações importantes referentes a Dragão do Mar no site www.portalcanoaquebrada.com.br
Dragão do Mar, pela sua coragem tornou-se herói nacional, sendo recebido na corte imperial pelo nome de " Dragão do Mar ". Ele dá nome, por exemplo, ao Centro de Cultura do estado, que fica próximo a praia de iracema, aqui em Fortaleza. Vale a pena dar uma passada lá!