terça-feira, 8 de dezembro de 2009

As 7 Virtudes

As sete virtudes são os princípios básicos da Ordem DeMolay, os quais devem servir como alicerce na construção do jovem DeMolay, e posteriormente do cidadão.

A primeira virtude é o Amor Filial, representado pela primeira vela. Simboliza o amor entre pais e filhos, um amor que existe mesmo antes de nascermos, e que permanece conosco durante toda a nossa vida e nos seguirá até mesmo além do túmulo. Esta Virtude é muito importante, pois ela nos lembra que devemos sempre nos esforçar em sermos melhores filhos e nunca desonrarmos o nome de nossos pais.

A segunda virtude é a Reverência Pelas Coisas Sagradas, representada pela segunda vela. Um quesito fundamental para qualquer jovem ingressar na Ordem DeMolay, é acreditar em um Deus, um ser Superior e louvar seu Santo Nome. Sendo Assim, todo DeMolay possui a fé em um Deus, e sem esta fé e a graça deste Deus, nossos trabalhos seriam em vão.

A terceira virtude é a Cortesia, representada pela terceira vela. Nós vivemos em uma época onde a educação não raramente é deixada de lado. Uma cortesia transcende a amizade. A partir disto, devemos passar ao próximo a cortesia, uma cortesia que alcance o desconhecido, os idosos, a todos os homens sem distinção. Esta cortesia que traz um sentimento caloroso e um sorriso verdadeiro, torna a vida mais agradável para o próximo, e ilumina o caminho diante de nós fazendo com que possamos viver de forma mais harmoniosa.

A quarta virtude é o Companheirismo, representado pela quarta vela. Esta é a virtude que deve ser mais cultivada por nós, pois representa a união, a amizade, a camaradagem e o afeto que pode existir entre duas ou mais pessoas. O sentimento de amizade, é o que nos faz dividir momentos de alegria e tristeza com alguém. Talvez esta seja a Virtude mais importante de um DeMolay, pois somente se vivermos de acordo com os preceitos desta Virtude, é que vamos conseguir viver bem com nós mesmos.

A quinta virtude é a Fidelidade, representada pela quinta vela.
A honra e a palavra de um DeMolay são coisas que devem permanecer inabaláveis, pois um homem que não transmite confiança, assim como um DeMolay que é falso a seus amigos, suas promessas e seus votos, são pessoas indignas.

A sexta virtude é a Pureza, representada pela sexta vela.
A pureza de pensamentos, palavras e ações, fazem com que um DeMolay seja digno dos ensinamentos desta Ordem.

A sétima e última virtude é o Patriotismo, representado pela sétima Vela.
Ser patriota, não é somente lutar em um campo de batalha ou defender o seu país em algum evento internacional. Ser patriota é defender o seu país silenciosamente, transformando-se em um bom cidadão, uma pessoa justa, correta e honesta, estando sempre disposto a defender a bandeira de sua pátria, seja onde for, seja como for.

Texto retirado do site http://www.alumnisp.com.br/

0 comentários: